Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Alerta ou homenagem? Era preciso falar sobre ela...


                                                                                Parodiando o ator e escritor Gregório Duvivier, que fez um lindo texto sobre sua ex-namorada Clarice , eu começo minha postagem sobre uma grande amiga, e mais, sobre uma forte e linda mulher, assim:Sem transtorno, preciso falar sobre Valquíria Romero.Ou melhor, preciso falar sobre as tantas Valquírias que passam, vivenciam e vencem um problema muito discutido no mês de outubro, mas que não pode deixar de ser pauta nunca: o câncer. Mais particularmente o câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão específico e singular do Ministério da Saúde.Hum, mas por quê expor uma situação tão delicada e particular? Como a própria Valquíria afirma, é preciso alertar as pessoas quando nos vemos em situações tão incomuns e perigosas " Mais do que nunca vejo o quão preciosa é a vida e quero que a minha experiência sirva de alerta para as mulheres, que mesmo tendo a consciência de estarem atentas a saúde, podem passar por uma situação como a minha, pois ninguém está imune. Seja você pobre, rica, negra, branca, seja qual for a bandeira que você defende, você está apta a desenvolver uma doença como esta".É, Valquíria é uma mulher muito, mas muito informada, sempre de olho em campanhas, eventos e ações que estimulam o bem. Ela participa há oito anos, inclusive, da elaboração da divulgação da Campanha do Outubro Rosa em Cambé, organizada e realizada pelo Provopar Cambé e Prefeitura da cidade, por meio de diversas secretarias municipais, que trabalha justamente a necessidade do diagnóstico precoce e da busca da autoestima pelas mulheres diagnosticadas com a doença. E como eu disse, ela é muito atenta, inclusive com seu próprio bem estar, então anualmente ela comparecia ao médico , afinal quem se ama, se cuida " Fui numa consulta de rotina, e fiz um ultrassom das mamas e a mamografia. Nestes exames foi constatado que eu tinha um nódulo e um cisto com quase 3 cm, em um dos seios. Quando levei os resultados ao meu médico, ele perguntou se eu queria investigar os resultados ou esperar até a próxima consulta de rotina.Optei por investigar. Porém ao ir fazer a biópsia do nódulo , me queixei do tal “cisto” que tanto me incomodava. A médica responsável pelos novos exames, muito atenciosa, resolveu olhar para o tal cisto com mais atenção. Foram momentos tensos, pois ela viu que eu tinha sido diagnosticada erroneamente. Foi aí, que mesmo sem o pedido médico em mãos ela resolveu fazer biópsia tanto do nódulo , como do caroço de 3 cm e viu que aquilo que haviam afirmado ser apenas um cisto, na verdade,era um tumor de 3 cm!. Quando chegou o resultado tanto a médica do ultrassom, como meu médico- que acreditava que o cisto de 3 cm não era uma questão emergencial, ficaram assustados, pois o nódulo não deu nada e o tal “cisto” se mostrou na verdade um tumor maligno com tamanho significativo!"Isso mesmo, o tumor estava grande, segundo as proporções clínicas e por conta da gravidade da situação Valquíria aguardou pouco mais de uma semana para passar pela cirurgia da retirada do tumor. Dias que segundo ela foram decisivos para sua vida " Entre o diagnóstico e a cirurgia foram nove dias.Entre idas e vindas de hospitais, médicos e exames eu me vi com medo e ansiosa. Nestes momentos vemos como nossa sociedade é burocrática, em meio a tudo isso ainda tive que aguardar a liberação da cirurgia. Mas também em meio a tudo isso vi o quanto a presença da família é crucial e, o quanto sou amada pelos amigos!Com certeza já não sou a mesma pessoas de antes, tudo mudou, acredito que sei selecionar melhor agora o que merece e o que não merece minha atenção e energia."Valquíria que tem nome de flor, e mostra em seu sorriso a delicadeza que uma mulher pode ter, também possui a força que uma chefe de família deve mostrar. Mas essa tal "força" que quem convive com ela percebe facilmente, ela atribui a terceiros " Meu filho, meus pais, amigos estão me paparicando muito e com isso sinto-me forte, mas também tenho uma companheira que está comigo pro que der e vier, que é minha cachorrinha Belly. Ela dorme comigo, me segue pela casa e ainda inspeciona quem chega perto, rs. Ou seja, eu aconselho muito a qualquer pessoa ter um animal de estimação, eles são mesmo, instrumentos de Deus!"
Val e Belly, parceria admirável!

No fim do nosso bate-papo perguntei a Valquíria qual a mensagem que ela queria deixar para os leitores do Bonita Ideia, e sabe o que ela respondeu?"Não sou boa com as palavras, mas digo as mulheres que estão passando por um câncer e preocupadas com a aparência para não deixarem a vaidade afetar sua auto estima.Sou mulher, tenho a minha vaidade,retirei toda a mama e estou passando pela quimioterapia, porém tudo isso a vida vai me devolver, mas, minha beleza interior a da alma, isso nenhum tratamento vai tirar de mim e nem de ninguém. O que importa mesmo é estar vivo para lutar pelo que se quer..."Hum... E,ela disse que não era boa com as palavras!Uma bonita ideia falar sobre essas duas, não? Mande sua opinião e sugestão de assunto! Beijossss




3 comentários:

  1. Lindas palavras Val. E você é otima com elas. Conseguiu trasmitir com o seu coração tudo o que todas nós que vivemos essa situação sentimos. Você falou por nós querida,com carinho, esperanca e fé. Mil beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Emily Müller Gusmão pela "homenagem" que eu possa servir de exemplo e ajudar outras mulheres que estejam passado pela mesma situação. #cancertemcura #cancercuracomamor

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Valquíria!!! Exemplos como o seu, são de fundamental importância pra nós mulheres. A sua força, sua determinação mostra que é possível sim, continuar sendo quem é, independente do que nos aconteça. Ah,... mais uma coisa... Vc continua tão linda quanto antes.

    ResponderExcluir