Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Falando sobre o caminho que escolhemos...



Provavelmente, você já escutou alguém próximo ou, nem tão próximo, afirmar que a vida é feita de escolhas. Pelo menos, já deve ter escutado alguém afirmar que é possível planejar o caminho por onde irá trilhar.... Mas, será que temos mesmo este “poder”?
Eu tenho pensado muito nisso, nos últimos tempos, e quanto mais tento analisar as escolhas que tenho de fazer, acredito que aprendo mais, que me torno um ser humano mais consciente! Isso mesmo, fazemos escolhas o tempo todo, mesmo que inconscientemente, espontaneamente, e, na maioria das vezes, no “piloto automático”.
Com esta análise totalmente leiga, baseada em livros folheados, também em pregações religiosas muito ricas, em entrevistas ouvidas pelo rádio, durante o trânsito, e, em bate-papos com pessoas- que eu julgo que têm muito a acrescentar-, tenho a sensação que alcanço mais o quê, ao meu ver, é essencial.
E a sabedoria emocional tem relação direta com as escolhas de cada dia, sabia?   Diante de uma situação de stress, de insegurança, de raiva, como ter a frieza e o discernimento de não responder erroneamente? Como não cair no choro ou, então, soltar aquelas palavras nada agradáveis aos ouvidos?  A minha resposta para esta pergunta é: cultivando a sabedoria emocional, colocando-a à frente até da sua sabedoria técnica, tão buscada e tão pertinente no ambiente de trabalho. Saber viver não é somente acumular companhias, coisas e dinheiro.
Se você for pensar bem, uma das coisas que mais assustam as pessoas, seja uma criança, um jovem, adulto, ou idoso, é a presença da violência em todas as classes e áreas do mundo. Não tenho conhecimento suficiente para afirmar que o mundo está mais perigoso, ou, então, afirmar que, na verdade, temos mais acesso ao que acontece longe de nossos olhos e por isso nos vem a sensação  de que a violência está mais presente. Mas o mundo já está sem limites e agressivo o suficiente, para não nos preocuparmos com nossas reações, você não acha? 
E, o primeiro passo para não oferecer ao mundo apenas o seu automático, apenas o que você tem de mais primitivo, o ideal é pensarmos e raciocinarmos antes de toda resposta, de todo bom dia dado, de todo telefonema, de toda oportunidade de abraço e carinho surgida ...Por que, o que todos queremos é sermos acolhidos!

Esteja nas “rédeas” da sua vida. O livre-arbítrio é para todos e, ser manso não é fraqueza, é escolher saber viver!
Uma bonita Ideia falar sobre isso, não é?

Preste atenção nas respostas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário